quinta-feira, 26 de julho de 2018

UM DIA EM SALVADOR 101 | Salvador, BA


Quando já é sua terceira vez em uma cidade, é impossível não ter seus lugares favoritos. Dessa vez meu tempo em Salvador era bem curto; resolvi iniciar meu mini-mochilão minha viagem ao Nordeste pela capital baiana por conta do melhor custo benefício. Fiquei hospedado na casa de amigos, mo município de Lauro de Freitas (região metropolitana).

Não pensei duas vezes em revisitar os lugares que me trazem mais aconchego na cidade. Foi a primeira vez que utilizei o transporte público para me locomover. Peguei o metrô na estação Aeroporto, a primeira da linha 2 no sentido de quem vai ao centro de Salvador. Meu destino era a estação Lapa, na linha 1, tendo de fazer baldeação na estação Acesso Norte. Da Lapa, já no centro, ao Pelourinho é possível pegar um ônibus. Contudo, preferi fazer uma caminhada curta, de uns 10 minutos, até o centro histórico (Cidade Alta). É esse cenário de filme a minha parte favorita na cidade.

Eu sei que Salvador não se resume ao centro histórico, e que há um bocado de praias bacanas ao redor, mas nada me dá mais calor na alma que andar por aqueles prédios, casarões e igrejas, tomar uma salada de frutas com sorvete no A Cubana, enquanto vejo um tanto de cor pelas ruas. Por mais clichê que possa parecer, sinto-me em casa e muito bem, obrigado.



Depois de admirar a beleza da Igreja de São Francisco, desci pelo Elevador Lacerda até o Mercado Modelo. Este é o ponto que mais visitei em Salvador; passei em todas as minhas idas à cidade (em 2016, duas vezes) e, disparado, é um lugar que eu mais me divirto.

Já à tarde, nada melhor que ir à Barra e ficar fazendo o que há de melhor: nada. As sombras foram uma boa solução ao sol quente da praia. Não esperei até o pôr do sol, queria chegar cedo em casa e descansar para o dia seguinte (dia de ponte aérea). Lá na orla da Barra passa um ônibus cujo ponto final é na Lapa. Assim, também fiz o caminho de volta por metrô, cheguei e fui dormir - já sonhando com Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário